O professor e pesquisador Wilson Seraine lançou nesta quinta-feira (29 de maio), na Câmara Municipal de Teresina, o livro Luiz Gonzaga, cidadão Teresinense. O título é o segundo de uma série que trata das andanças de Gonzagão pelo Piauí, para além de sua produção musical.
Clique para receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Midiáticoz!
O novo volume da coleção trata dos bastidores que antecederam a concessão do título de cidadão teresinense a Luís Gonzaga, em 1978. Segundo relatos, esse reconhecimento rendeu histórias antes, durante e depois da entrega, como relembra o escritor Wilson Seraine:
Porque houve uns entreveros na hora de Luiz Gonzaga receber o título. A história de dois personagens da Câmara, dois vereadores, chamados Fernando Mendes e Deoclécio Dantas. Deoclécio Dantas já falecido, Fernando Mendes com 80 anos de idade. E a gente conta essa história bem ilustrada textos curtos, rápidos. É uma forma de homenagear Fernando Mendes, que foi o proponente do título de cidadão teresinense, homenagear esses vereadores que estavam presentes no dia do recebimento do título de cidadão.
O estado do Piauí tem muitas histórias para contar sobre as vivências do músico na região. Wilson destaca uma que foi resgatada no primeiro livro da coleção, que possui outras histórias a serem lançadas.
O volume 1 foi Luiz Gonzaga em Palmeirais. É uma cidade próxima aqui de Teresina. Em 1985, falando da saga que foi o prefeito de uma cidade muito pequena do interior do estado levar Luiz Gonzaga para a inauguração do parque de vaquejada da cidade. Uma coisa até humorística, engraçada, disse.
Gonzagão tem pelo menos seis canções que tratam de Teresina e do Piauí. O estado também possui a chamada 1ª Colônia Gonzaguiana do Brasil, que são espaços ou comunidades que celebram a música, a cultura e a trajetória de Luiz Gonzaga, por meio de eventos, festas e homenagens ao longo do ano. Uma das principais celebrações é a Procissão dos Sanfoneiros, cortejo que ocorre pelas ruas da capital Teresina, todo dia 2 de agosto, relembrando a data da morte do cantor e o Dia da Cultura Nordestina.
O Piauí também foi um dos locais onde Gonzagão serviu ao exército, neste caso, no 25º Batalhão de Caçadores de Teresina.
O instrumento símbolo do Mestre Lua, como é carinhosamente chamado, também é celebrado em terras piauienses. A cidade de Dom Inocêncio possui o primeiro espaço dedicado à memória do instrumento no país, o Museu da Sanfona.
Uma curiosidade é que foi o ator piauiense Chambinho do Acordeon, nascido na cidade de Jaicós, que interpretou o Rei do Baião no filme Gonzaga: de Pai pra Filho, lançado em 2012.
Mín. 21° Máx. 35°