A estudante piauiense Amanda Raquel Pereira, de 14 anos, conquistou mais uma vitória importante nas seletivas do Campeonato Brasileiro de Karatê e garantiu vaga na etapa final da competição, que acontecerá em novembro, na cidade de João Pessoa (PB).
Clique para receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Midiáticoz!
Neste fim de semana, a jovem atleta foi destaque na Etapa de Caucaia (CE), conquistando a medalha de ouro na categoria Cadetes -47kg. Amanda também participou do Open Verdes Mares, onde foi campeã na categoria Cadetes e vice-campeã na categoria Kumite.
Aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Domício Magalhães de Melo, em Teresina, Amanda vem se destacando no esporte com força, disciplina e excelência. Só em 2025, ela foi campeã em três seletivas nacionais: Macaé (RJ), Aracaju (SE) e agora em Caucaia (CE).
A atleta conta que, durante as competições, observou atentamente o desempenho das adversárias mais experientes, analisando suas técnicas e movimentações. Para ela, estas observações serão fundamentais para seu aperfeiçoamento nos treinos e nos próximos desafios.
Estou muito feliz e animada com essa conquista. Vou treinar bastante, cada vez mais e com fé em Deus vou conseguir entrar na seleção brasileira de karatê, que é o meu sonho, afirmou a jovem atleta.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, parabenizou Amanda pelo desempenho e destacou o orgulho que ela representa para o estado.
Amanda vem crescendo no esporte e, a cada campeonato, demonstra mais dedicação, talento e disciplina, colocando a bandeira do Piauí no pódio. Ela é uma inspiração e nos enche de orgulho, afirmou.
Esporte e educação
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) investe no esporte como ferramenta de transformação social, apoiando estudantes-atletas em competições por todo o Brasil. Por meio do projeto Seduc Esportiva, oferece incentivo financeiro e cobre os custos com viagens e participações em campeonatos.
Somente em 2024, a Seduc investiu R$ 37 milhões na construção de 17 quadras poliesportivas e na reforma de outras 136. Além disso, escolas da rede estadual agora contam com espaços para modalidades como judô, boxe, tênis de mesa e beach tennis.
Atualmente, 250 escolas estaduais oferecem práticas esportivas como futsal, voleibol, atletismo, badminton, capoeira, judô, xadrez e beach tennis — mais que o dobro em relação ao ano anterior. A meta para 2025 é expandir o programa para 300 escolas.
Mín. 18° Máx. 33°