A Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou, nesta semana, a lista final de municípios brasileiros afetados pela presença de ferrovias, portos e dutovias, e que estão aptos a receber os repasses da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) em 2025. O levantamento leva em consideração a movimentação de substâncias minerais, por meio dessas estruturas de transporte entre maio de 2025 e abril de 2026.
Clique para receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Midiáticoz!
No Piauí, oito municípios foram contemplados por estarem localizados em áreas impactadas por ferrovias que transportam areia, substância comumente utilizada na construção civil. Veja a lista no final da matéria.
A CFEM é uma compensação paga pelas empresas que exploram recursos minerais no Brasil. Embora os municípios piauienses listados não sejam polos de mineração propriamente ditos, a legislação prevê a partilha da receita também com cidades que são afetadas pelo escoamento dos minérios, neste caso, por ferrovias. A arrecadação é calculada com base no valor da produção mineral comercializada, e os valores são distribuídos entre a União, estados e municípios.
Veja a lista de cidades piauienses:
A lista da ANM contempla 512 municípios em 20 unidades federativas, sendo 429 afetados especificamente por ferrovias. Esse modal de transporte é o mais relevante para o setor mineral, sendo utilizado amplamente no escoamento de minérios para portos e centros industriais. O Piauí aparece com oito municípios beneficiados, a mesma quantidade do Espírito Santo, e à frente de estados como Pará (5), Distrito Federal (1) e Mato Grosso do Sul (1).
Cidade vizinha à Teresina está apta a receber
Além das cidades piauienses, o município de Timon, no Maranhão, também está na lista da ANM e poderá receber recursos da CFEM. A cidade, que faz parte da Grande Teresina e compartilha fronteiras urbanas com a capital piauiense, também é impactada pelo transporte de areia por ferrovia.
Mín. 18° Máx. 33°