Em uma cerimônia marcada por emoção, reconhecimento e compromisso com a preservação ambiental, 182 brigadistas de combate a incêndios florestais foram oficialmente certificados neste sábado (31 de maio), na cidade de Itainópolis, no Piauí. Os brigadistas representam os territórios Vale do Canindé, Vale do Itaim, Vale do Guaribas e Serra da Capivara — regiões com rica biodiversidade e historicamente afetadas por queimadas.
Clique para receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Midiáticoz!
A solenidade contou com a presença de autoridades estaduais, representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e da Polícia Militar. Como parte da programação, os participantes prestigiaram uma apresentação especial da aeronave do BOPAer — Batalhão de Operações Aéreas — que realizou o tradicional "batismo" das brigadas, simbolizando o início oficial das atividades dos novos combatentes.
O momento mais esperado do evento aconteceu no Auditório Municipal "Ana Lísia Izodório Rodrigues Araújo", onde foi realizado o Cerimonial de Certificação das Brigadas de Incêndio. Durante a cerimônia, os brigadistas receberam seus certificados após concluírem com êxito o treinamento técnico, que os capacitou para atuar na prevenção, detecção e combate aos incêndios florestais, além de ações de educação ambiental junto às comunidades locais.
Shandallyê Araújo é coordenador de prevenção aos incêndios florestais, e falou em entrevista ao Portal Midiáticoz:
Este treinamento tem como objetivo intensificar o trabalho relacionado à prevenção e combate aos incêndios florestais que se aproximas no período de estiagem, afirmou.
O reforço das brigadas voluntárias é uma das estratégias do Governo do Estado para minimizar os impactos dos incêndios nas áreas protegidas do semiárido piauiense, especialmente em períodos de seca. A formação e certificação dos brigadistas também fortalecem o trabalho integrado entre os órgãos de segurança pública, defesa civil e meio ambiente.
A cerimônia em Itainópolis simboliza não apenas a valorização dos novos agentes ambientais, mas também um passo significativo para a proteção das riquezas naturais e culturais dos territórios piauienses.
Mín. 21° Máx. 35°