O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou, na última quinta-feira (29 de maio), a expansão para região Nordeste do sistema Defesa Civil Alerta, ferramenta que utiliza a rede de telefonia celular para avisar sobre situações de perigo meteorológico à população. O alerta é feito por meio de mensagem de texto e aviso sonoro suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho.
Clique para receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Midiáticoz!
O aviso é disparado para a população em área de risco que tem a cobertura de rede 4G ou ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário. Segundo o ministro, a tecnologia pode salvar vidas.
Anunciamos, no final do ano passado, que, no primeiro semestre desse ano, nós disponibilizaríamos para o Nordeste brasileiro, Centro-Oeste e o Norte, todo esse serviço disponível para as Defesas Civis estaduais e municipais e muito especialmente para a sociedade. E eu tenho certeza que mais vidas serão salvas, patrimônio também e principalmente mais inovação tecnológica, a serviço da vida das pessoas, disse.
De acordo com a superintendente da Agência Nacional de Telecomunicações, Susana Rodrigues, o projeto reuniu diversas instituições com o objetivo comum de proteger a sociedade:
É um projeto que foi concebido na agência e passou por uma série de evoluções. Hoje conta com a colaboração de diversas instituições públicas e privadas, então é um bom exemplo de como essa sinergia gera bons frutos para sociedade.
Desde 4 de dezembro de 2024, todos os estados das regiões Sul e Sudeste já usam a tecnologia. Mais de 370 alertas já foram enviados, sendo 316 deles severos e 57 extremos.
Mín. 21° Máx. 35°