A Águas do Piauí, empresa vencedora da concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto do estado, antecipou o início de suas operações, no último dia 16 de maio, em 33 cidades (veja a lista completa ao fim da matéria).
Em entrevista à TV Clube de Teresina nesta segunda-feira (26 de maio), o secretário estadual de Administração, Samuel Nascimento, explicou que os serviços serão prestados em todos os municípios, de forma definitiva, no fim de julho.
"A previsão contratual é de que toda a transição da Agespisa à nova companhia [aconteça] no final do mês de julho. Acontece que a companhia nos sinalizou que já tinha condições de assumir o primeiro grupo de municípios", afirmou o secretário.
Para definir as cidades que receberam os serviços de forma antecipada, a concessionária levou em consideração as informações técnicas e comerciais delas e a mobilização de pessoal e equipamentos necessários.
Os demais municípios do estado continuam sendo atendidos, até julho, pela Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saees).
O diretor-presidente da Águas do Piauí, Guilherme Dias, lembrou que as metas do contrato são levar o abastecimento de água a 99% das residências, até 2033, e de esgoto a 90%, até 2040.
"Para todas as cidades está prevista, tanto para a água, quanto para o esgoto, a implantação onde não tiver e a ampliação onde já tem. Nosso objetivo é fazer o quanto antes, e as obras são o meio para essa atividade fim", comentou o gestor.
Serviços antecipados
No primeiro grupo de cidades, a concessionária está realizando a ampliação da capacidade de captação, melhorias no tratamento e distribuição de água, troca de bombas, conserto de vazamentos, limpezas e perfurações de novos poços.
"Esse novo contrato será regulado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Agrespi). O governo está investindo no acesso da população a canais de denúncia e reclamação. A própria empresa vai fazer uma central de atendimento ao consumidor", apontou Samuel.
Segundo a Águas do Piauí, seis bases operacionais — em Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Floriano e Teresina — e nove sub-bases serão instaladas para facilitar a logística de equipamentos e pessoal.
"Temos embaixadores da equipe social (Afluentes): pessoas das regiões que têm contato direto com nossas equipes para atender às demandas, ouvir e serem ouvidas", acrescentou Guilherme.
Para os moradores dos 33 municípios, a Águas do Piauí disponibiliza atendimento 24 horas, por meio do telefone 0800 223 2000 (ligações e WhatsApp).
Além disso, a empresa conta com o aplicativo Águas App e lojas físicas, cujos endereços podem ser consultados em seu site.
Veja a lista das cidades:
Semiárido
Meio-Norte e Litoral
Cerrado
Mín. 21° Máx. 35°