O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu uma bronca em seus ministros durante seu voo de volta ao Brasil. O motivo foi o vazamento à imprensa de falas atribuídas à primeira-dama Janja Lula da Silva sobre a rede social TikTok em uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping, na terça-feira (13 de maio de 2025), em Pequim.
Clique para receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Midiáticoz!
Lula defendeu sua mulher e afirmou que o caso foi inadmissível. O petista disse aos ministros que o episódio representa uma quebra de lealdade da sua equipe, mas evitou citar nomes de integrantes do governo. Ele declarou que não faria uma operação de busca.
A informação foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo.
Lula já havia falado publicamente sobre o tema, com um tom irritado. Chamou o vazamento de "pachorra". O presidente disse a jornalistas em 14 de maio que o questionamento sobre o TikTok partiu dele e não de Janja, mas confirmou que sua mulher pediu a palavra para falar durante a reunião.
Segundo o chefe do Executivo brasileiro, a pergunta foi feita numa reunião particular com Xi Jinping, em que estavam ministros do governo e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
"Estavam só os meus ministros lá, o Alcolumbre […] Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que teve em um jantar, que era uma coisa muito, muito confidencial e muito pessoal. Eu que fiz a pergunta, não foi a Janja", declarou Lula aos jornalistas.
Mín. 21° Máx. 35°