Semarh realiza treinamento para brigadistas de Conceição do Canindé e mais 4 municípios do Vale do Canindé
Ao todo, 65 brigadistas foram formados por meio de cursos de prevenção e combate a incêndios florestais, em uma ação conjunta da Semarh com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promoveu entre os dias 22 e 24 de abril, um treinamento intensivo voltado à capacitação de brigadistas nos municípios de Conceição do Canindé, Bela Vista, São João da Varjota, Socorro do Piauí e Simplício Mendes, que sediou o encontro – todos situados na região territorial do Vale do Canindé, região Sul do Piauí.
Clique para receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Midiáticoz!
Ao todo, 65 brigadistas foram formados por meio de cursos de prevenção e combate a incêndios florestais, em uma ação conjunta da Semarh com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí. O objetivo é preparar agentes locais para agir de forma rápida e segura diante de ocorrências de fogo em vegetações, especialmente nas regiões mais suscetíveis durante os períodos de seca.
O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, destacou a relevância dessa iniciativa para a proteção ambiental e segurança das comunidades locais.
"A capacitação dos brigadistas é uma ação fundamental para garantir a proteção do nosso patrimônio natural e a segurança da população. Estamos trabalhando de forma integrada para fortalecer a presença das brigadas municipais e evitar que os incêndios provoquem danos irreversíveis ao meio ambiente e à vida das pessoas", afirmou o gestor.
Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Conceição do Canindé, Valci Sousa, encontro representa um importante passo para o fortalecimento da política ambiental tanto a nível estadual, como principalmente nos municípios do semiárido no período de estiagem.
O coordenador da Brigada Municipal de Combate a Incêndios Florestais do município de Conceição do Canindé, Tarcísio Coelho, disse ao Portal Midiáticoz, que é de fundamental importância preparar os agentes brigadistas para a promoção de ações de preservação e responsabilidade ambiental nas áreas propícias ao incêndio.
A expectativa é de que os conhecimentos adquiridos pelos participantes sejam multiplicados em seus municípios de origem, contribuindo para a redução dos focos de incêndio e a preservação do bioma piauiense.
O coordenador de Instrução e Prevenção a Incêndios Florestais da Semarh, Shandallyê Araújo, alertou para os riscos enfrentados pelos brigadistas e a necessidade de preparo técnico e uso de equipamentos adequados.
"Combater incêndios é sempre um risco à vida. Por isso, o trabalho precisa ser levado com seriedade, técnica e responsabilidade. As brigadas florestais municipais são essenciais para evitar prejuízos ambientais e socioeconômicos. Estar bem treinado faz toda a diferença no enfrentamento às chamas", pontuou o coordenador.
COMENTÁRIOS