Banco do Brasil terá que devolver R$ 20 milhões a clientes; saiba como receber
Valores incluem juros e tarifas cobradas entre 2013 e 2024 para mais de 1,5 milhões de clientes e compõem um acordo feito pela instituição financeira com o Banco Central
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O Banco do Brasil (BB) e o Banco Central (BC) firmaram um acordo para a devolução de R$ 20,6 milhões a clientes que tiveram cobranças indevidas nos últimos anos. Segundo o termo de compromisso assinado na última segunda-feira (03), a restituição deve ser feita em até 12 meses e corrigida pela inflação.
A investigação do BC apontou que o BB cobrou indevidamente por emissão de segunda via de cartões de débito e crédito, afetando mais de 1,5 milhão de clientes de 2013 a 2024. O total de cobranças chegou a R$ 14,1 milhões.
O Banco do Brasil também vai ter que pagar uma contribuição pecuniária de R$ 3,75 milhões ao Banco Central.
Como os clientes vão receber o reembolso do Banco do Brasil?
Para os clientes com o cadastro atualizado no banco, o estorno vai ser feito direto na fatura do cartão de crédito ou depósito em conta. Caso não seja possível, o BB terá que entrar em contato diretamente com os clientes.
Pelo termo de compromisso assinado, o banco terá que reembolsar os clientes de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atualizado, desde o dia em que o consumidor foi lesado até o dia do estorno.
Caso os prazos estabelecidos no acordo não sejam respeitados, uma multa diária de R$ 3 mil será aplicada ao Banco do Brasil até a regularização da situação ou até que o Banco Central conclua a execução das obrigações previstas. Se a contribuição pecuniária não for recolhida dentro do prazo, a instituição financeira vai sofrer juros de mora de 1% ao mês, além de uma multa de 2%.
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