PIX internacional: entenda as novas regras de pagamentos e transferências internacionais
Tudo concernente às novas regras de pagamentos e transferências internacionais. Especialmente no que diz respeito ao PIX internacional.

Um assunto de alta relevância para quem faz transferências internacionais é procurar os melhores meios de efetivá-la. Por isso, as novas regras recentes em relação ao PIX internacional são animadoras para aqueles que pretendem fazer transações para o exterior.
A possibilidade de implantação do PIX internacional também tem sido alvo de discussão nos últimos tempos. Assim como as mudanças que os pagamentos internacionais sofreram.
O Portal Midiáticoz vai lhe apresentar tudo concernente às novas regras de pagamentos e transferências internacionais. Especialmente no que diz respeito ao PIX internacional.
Quer receber o nosso conteúdo direto no seu celular? Siga o Canal do Midiáticoz no WhatsApp!
O que é o PIX internacional?
Vamos falar um pouco sobre o PIX internacional. Como mencionamos no começo do texto, o PIX é uma forma de pagamento através do meio digital.
Ao usar o PIX, é possível fazer transações entre contas com segurança, a qualquer hora do dia, gratuitamente. Sua agilidade, ausência de custos e praticidade já asseguraram diversos adeptos por todo Brasil.
Por sua vez, o PIX internacional é uma ferramenta que ainda está em estudo pelo Banco Central do Brasil. Toda a premissa do PIX internacional é a mesma do PIX: permitir a transferência instantânea de dinheiro. Só que, dessa vez, para fora do país.
O que mudaria com o PIX internacional?
Agora que você já sabe que o PIX internacional é uma ideia que está sendo cogitada e em estudos pelo Banco Central, vamos falar um pouco sobre o que mudaria com a sua criação.
O custo das transferências
A primeira das vantagens que, com certeza, o PIX internacional vai trazer é a melhoria nos custos nos pagamentos e transações internacionais. No momento, infelizmente ainda altas taxas de câmbio praticadas.
Isso faz com que, entre outros, as remessas menores fiquem inviabilizadas. Além disso, há uma diversidade de tarifas a serem pagas. Por exemplo, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), taxas ao banco, o valor sobre a operação, o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), entre outras
A rapidez das transferências
Entre bancos internacionais, sabemos que uma transferência para o exterior pode demorar dias para ser efetivada. O tempo médio de processamento pode levar até três dias úteis. Isso é um problema, de forma especial, para quem precisa do dinheiro urgentemente.
Enviar dinheiro para alguém no exterior geralmente é um processo demorado, e com o PIX internacional isso pode mudar. Vem a se tornar, além de mais prático e intuitivo, mais rápido. Sem depender de planejamentos com antecedência ou de horários de funcionamento de agências.
A maior possibilidade de valores
Quem nunca mandou um PIX de um valor baixo? Exatamente por conta da facilidade oferecida pela ferramenta, é possível mandar até mesmo centavos através desse meio.
Como já mencionamos, no meio comum de transferências internacionais, os custos por transação podem fazer com que as transferências de valores mais baixos sejam pouco viáveis. Com uma possível implantação do PIX internacional, isso não seria mais um problema.
O menor número de burocracias
Mandar dinheiro para o exterior é um processo burocrático. Exige-se, entre outros requisitos para a efetivação da transferência, os dados das partes, juntamente com o código SWIFT e IBAN das instituições bancárias. Além, é claro, de dever ser observado o limite mínimo e máximo imposto pelas instituições financeiras.
A expectativa é que o PIX internacional diminua essas burocracias, e faça com que enviar e receber dinheiro seja algo mais fácil e intuitivo. Fatores como taxa de câmbio ainda são incertos. Mas a melhoria em diversos fatores é esperada.
COMENTÁRIOS