Piauí tem quase 50 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro 2025; veja quais
Segundo o Ministério, o Mapa busca criar estratégias para a destinação dos recursos federais

O Ministério do Turismo (MTur) criou uma ferramenta para construir o Mapa do Turismo Brasileiro. No Piauí, até o momento, 49 municípios foram inseridos neste levantamento, distribuídos em sete regiões turísticas: Costa do Delta, Das Origens, Das Águas, Aventura e Mistério, Das Nascentes, Histórico-Cultural e Teresina.
Segundo o MTur, o objetivo do mapa é orientar a melhor elaboração de estratégias e a destinação de recursos federais. Para estar inserido no Mapa, os municípios precisam atender a critérios como possuir uma secretaria ou departamento de Turismo, contar com uma lei orçamentária para o setor, um Conselho Municipal de Turismo ativo, garantir o cadastro dos prestadores de serviços no Cadastur, preencher a aba de atividades turísticas no sistema eletrônico do MTur e assinar um termo de compromisso.
Os municípios piauienses incluídos no Mapa oferecem uma grande variedade de destinos. Do litoral, passando pelo Delta do Parnaíba e por toda a costa, até a região do semiárido, como o Parque Nacional da Serra da Capivara. No destino Das Águas, destacam-se Batalha, Luzilândia e Barras.
Na região de Aventura e Mistério, estão locais com atrativos naturais ideais para o ecoturismo e esportes radicais, como Pedro II e Buriti dos Montes. Nas Nascentes, no Cerrado, encontram-se Bom Jesus e Corrente. No Polo Histórico-Cultural, Oeiras, a capital da fé, e Floriano são destaques. Por fim, Teresina se destaca por seu dinamismo urbano e cultural.
COMENTÁRIOS